Dando continuidade ao plano anunciado em fevereiro de 2020, que prevê investimentos de R$ 1,25 bilhão no Brasil até 2023, a Volvo apresentou na quarta-feira, 16, sua nova linha de caminhões pesados da série F, que inclui modelos FH, FM e FMX (além de uma versão especial deste, a FMX Max) e chega às concessionárias a partir de outubro de 2021.

Os novos Volvo trazem como principais destaques, pacote com dispositivos de segurança com muita tecnologia: quadro de instrumentos digital, novo sistema de conectividade e cabines com aerodinâmica aprimorada (nos modelos FM e FMX). Combinados, esses recursos, de acordo com a montadora, vão proporcionar economia de combustível adicional de 5% em relação aos modelos anteriores, não houve alteração nos motores.

Novo Volvo FH

O novo Pacote de Segurança Standard é item de série em todos os novos Volvo da série F. Nele estão inclusos:

  • Freios eletrônicos EBS (Eles garantem uma reação mais rápida dos freios e distribuem a força de frenagem entre os eixos e o conjunto do caminhão como um todo e ainda permitem desgaste menor e mais uniforme de lonas ou pastilhas).
  • Controle de tração.
  • Freios com ABS.
  • Auxílio de partida em rampa.
  • Luz de freio de emergência.
  • Freios de estacionamento com ativação e desativação automática.

Um recurso novo no mercado é o Piloto Automático de Descida, que ajuda a manter a velocidade programada em descidas de serra e em longos declives combinando vários dispositivos, como o freio motor VEB, a transmissão eletrônica (que seleciona a melhor marcha para cada trecho) e os freios de serviço que são acionados automaticamente se o veículo exceder a velocidade programada, tudo isso incluso no Pacote de Segurança Standard.

A nova versão do I-See, sistema que utiliza a conectividade do caminhão para identificar a topografia da estrada com antecedência e selecionar automaticamente as melhores marchas para superar o trecho também traz melhorias. Nos novos caminhões, o I-See já vem pré-mapeado de fábrica, aumentando o desempenho e poupando combustível desde a primeira viagem.

Foi aprimorado também o câmbio I-Shift, agora com até cinco modos de condução, dependendo do modelo.

Todos ganharam quadro de instrumentos digital de 12 polegadas, com várias opções de tela e tudo se ajusta ao modo de direção, exibindo no monitor central as informações necessárias, tais como: selecionar o GPS no quadro, visualizar o peso por eixo do cavalo mecânico e da carreta. E nova central multimídia com tela de 9 polegadas, que permite espelhamento de celular e muito mais.

Novo Volvo FM

O FH exibe por fora, novo conjunto de faróis com opção de LEDs com sistema antiofuscamento automático, grade frontal redesenhada, cabine com aerodinâmica refinada, cantos mais arredondados, menores frestas entre componentes, e luzes indicadoras de direção (setas) deslocadas para as portas. Por dentro, melhor ergonomia com novo colchão de espuma de alta densidade, novas conexões USB, e a nova alavanca da caixa I-Shift, mais ergonômica, que permite melhor movimentação do motorista.

Os FM e FMX têm novas cabines inspiradas na nova geração do FH, maiores, e com a área envidraçada mais ampla proporcionando uma visibilidade externa 10% maior ao motorista. É mais segurança nas manobras e mais espaço e conforto.

Novo Volvo FMX MAX

Fora todas essas novidades a Volvo lançou ainda o FMX Max, nova versão do seu modelo vocacional destinado às operações em mineração e construção pesada, que vai se somar ao portfólio da marca no País. Ele tem novos eixos traseiros, suspensões e freios, carga útil muito maior com PBT (Peso Bruto Total) de 58 toneladas na versão 8×4, o que representa 10% a mais de capacidade em relação ao FMX convencional e opções de motorização de 460, 500 e 540 cavalos.

Fonte: https://www.automotivebusiness.com.br